Linhas de Atendimento

Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais humanos. Ela busca compreender como as pessoas pensam, sentem, percebem o mundo, aprendem coisas novas, se desenvolvem emocionalmente e interagem com o ambiente ao seu redor. A psicologia abrange uma ampla gama de aspectos como: questões emocionais/cognitivas, doenças pré-existentes, funcionamento cerebral, genética, alimentação, rotina de sono, relações interpessoais, desenvolvimento infantil, distúrbios mentais, motivação, entre outros.

O profissional psicólogo utiliza métodos para investigar e entender o comportamento humano, fazendo pesquisas, coletando dados e desenvolvendo teorias para explicar os processos mentais e comportamentais. Além disso, a psicologia também tem aplicações práticas em diversos campos, como saúde pública, educação, psicoterapia, ecologia, esportes, negócios, recursos humanos, marketing e muitos outros.

Existem várias abordagens e áreas de especialização dentro da psicologia, mas aqui na DuePsique procuramos focar em psicologia clínica e social. Além disso, um psicólogo pode adotar diferentes abordagens teóricas para orientar seu trabalho: nossa abordagem é a psicanalítica, que explora os aspectos inconscientes da mente e a influência do passado na formação da personalidade e do comportamento de um indivíduo.

Psicanálise

Psicanálise é um campo clínico de investigação da psique humana desenvolvido por Sigmund Freud. É uma área indipendente da psicologia, medicina ou qualquer outra. Para Freud, trate-se de um “procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo. Um método de tratamento para estruturas psíquicas.

Na psicanálise, o processo de diagnósticos e identificação de estruturas psíquicas é dinâmico e contínuo e ocorre por meio de associação livre do analisando em combinação com a escuta flutuante do analista. Não são utilizados testes e medidas objetivas e rígidas, é o inconsciente em precipitação, por vezes, fragmentos de sonhos vistos através de um microscópio, investigação de supostas fantasias, sem prazo determinado, na tentativa de compreender as fundações de sintomas.

Em um processo de análise pode também ficar em segundo plano a identificação de uma estrutura psíquica principal em neurótica obsessiva, histérica ou psicótica. O que mais importará ser observado e dissecado são as marcas e os sintomas que estas organizações de ser apresentam no analisante.

No processo de análise, observa-se as formas como o analisante se coloca em relação ao psicanalista a partir das situações relatadas e de como o analisante lida com seu desejo, como se guiam suas pulsões e onde está seu gozo. Estar num processo de psicanálise é algo bastante profundo e revelador, contato constante consigo e, a partir disso, a descoberta sobre como se é no mundo e nas relações.

post 1

post 2

post 3

post 4

Whatsapp

Caroline: (11) 99545-3169

Natália: (11) 96235-3345

©2023 | Due Psique | Todos direitos reservados

Feito por Chiavopp Studio